sexta-feira, 3 de Maio de 2024  18:46
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Retire a pele à abóbora e corte-a em pedaços. Lave muito bem o alho francês e corte-o em fatias finas. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-04-2014

Projeto internacional da UA mostra vantagens da iluminação pública inteligente com LED.


Quem passa na ponte pedonal do Crasto, no campus da Universidade de Aveiro (UA), durante a noite, já terá notado uma iluminação ...

Quem passa na ponte pedonal do Crasto, no campus da Universidade de Aveiro (UA), durante a noite, já terá notado uma iluminação sensível à passagem dos utilizadores e progressiva.

O sistema foi instalado no âmbito de um projeto internacional em que participa a UA e que pretende testar a viabilidade económica da iluminação pública por Díodos Emissores de Luz (LED, do inglês “Light Emitting Diode”), através de sistemas inteligentes. Até agora, os estudos deste projeto, designado LITES - acrónimo de LED based Intelligent Lighting for Energy Savings, apontam para um potencial de poupança energética da ordem dos 80 por cento.

A solução proposta apresenta um sistema de iluminação pública inteligente recorrendo a dispositivos de estado sólido, nomeadamente Díodos Emissores de Luz (LED, do inglês “Light Emitting Diode”), de forma a reduzir o consumo energético. O dispositivo LED por si só permite atingir níveis de eficiência energética superiores ao de outros dispositivos de iluminação convencionais, como as lâmpadas de descarga de alta intensidade e lâmpadas de iodetos metálicos, muito em voga nos sistemas de iluminação pública. No entanto, melhores retornos económicos serão possíveis se ao LED for aliada alguma inteligência. Esta possibilidade assenta nas características intrínsecas dos dispositivos LED que, sendo dispositivos de estado sólido, possibilitam formas de controlo mais eficientes do que as utilizadas noutros dispositivos convencionais.

O elemento central da solução reside no escurecimento ativo e dinâmico da luz em função das condições ambiente. Um conjunto de sensores embutidos mede luz ambiente, temperatura, corrente e deteta movimento. Os dados de saída dos sensores são processados pela inteligência integrada permitindo uma melhor regulação dos níveis de luz.

A verdadeira inovação do projeto inteligente é o controlo integrado do escurecimento da luz para garantir uma queda significativa do consumo de energia, respeitando integralmente as normas europeias de segurança que regem a categoria dos locais públicos a iluminar.

Esta solução energeticamente eficiente está a ser testada em cenários reais do “dia-a-dia” e validada durante um ano em três instalações pilotos, cada uma com 30 a 50 luminárias em rede. Os três pilotos instalados encontram-se na Universidade de Aveiro, mais concretamente na ponte pedonal do Crasto, numa rua citadina do município de Bordéus, em França, e na Universidade Técnica de Riga, na Letónia. O projeto LITES reúne um consórcio de parceiros com especialidades distintas no âmbito dos sistemas de iluminação, envolvendo quatro parceiros académicos. Para além da UA, envolve a Universidade Técnica de Riga, na Letónia, e a de Toulouse, em França, o Politécnico de Torino, em Itália, um parceiro industrial do sector da iluminação, a ThornLighting, empresa subsidiária do grupo Zumtobel, e também o município de Bordéus.

Este projeto e os seus objetivos são totalmente compatíveis com o Plano de Ação, adotado pela Comissão Europeia em 2006, que serve de referência à política comunitária no que diz respeito ao consumo de energia, visando a redução em 20% do consumo energético até ao ano de 2020. Pretende-se, com o projeto, fornecer um serviço de iluminação pública inteligente e compatível com as classes de estradas CE2-CE5, S e A-, de acordo com a norma EN13201. Isto significa que a solução desenvolvida poderá ser instalada em ruas secundárias, estradas de acesso, acessos a zonas comerciais, loteamentos, vias pedonais, ciclovias e zonas residências. De igual forma, apresentará conformidade com as normas EN 60598-1 e EN 60598-3 relativas aos padrões elétricos para luminárias, requisitos gerais e condições de teste.

Texto: UA.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®